A NASA informou, em nota urgente, que o satélite UARS (Upper Atmosphere Reserch Satellite) pode ter seu retorno à Terra antecipado.
Ele pode acontecer a qualquer momento entre quinta-feira (22/09) e sábado 24. Isso porque ocorreu um forte aumento na atividade solar no início desta semana, sempre segundo a NASA.
Não existe por enquanto previsão do local da queda. O satélite, um trambolho espacial de seis toneladas, colocado em órbita em 1991, é considerado um dos maiores artefatos que se transformaram em lixo especial. Por isso não deve se auto-consumir em chamas ao entrar nas camadas mais densas da atmosfera.
O site Inovação Tecnológica confirma a informação, já fornecida por esta Carta Capital, que as únicas regiões que estão livres de sofrer algum impacto são aquelas em torno dos circulos poláres, entre os 57 graus de latitude norte e sul. Confirma também que o satélite não se queimará inteiramente na reentrada.
A NASA calcula que 26 pedaços grandes atingirão a superfície, o maior deles com cerca de 150 quilogramas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Aqui você pode deixar o seu comentário para ajudar o site a se tornar cada vez mais interessante. Todas as sugestões são benvindas.