sábado, 20 de agosto de 2011

ANIVERSÁRIO DE TAMBAÚ

TAMBAÚ é nome de origem Tupi que quer dizer "Rio das Conchas".
Fundada em 27 de julho de 1886, foi elevada à condição de município em 20 de agosto de 1898.
 


Finalmente um senhor, Capitão David de Almeida Santos, que ajudou a levar os trilhos da Mogiana até Tambaú, encantou-se com o local, lá fixando residência e lutando para que, finalmente, em 20 de agosto de 1898, Tambaú fosse desmembrada de Casa Branca e passasse a se constituir um novo município do Estado de São Paulo.
 
Graças aos esforços do Capitão David, agora auxiliado por Alfredo Guedes, advogado ilustre, Deputado Estadual, Secretário da Agricultura do Governo de São Paulo e proprietário da Fazenda Santa Carolina em Tambaú, conseguiu que Bernardino de Campos, Presidente do Estado de São Paulo, assinasse no dia 20 de agosto de 1898 a Lei de nº 559 demarcando os limites e tomando as demais medidas administrativas para instalação do município de Tambaú.
 
Em 1917 foi fundada a primeira cerâmica de telha, foi o início da instalação do PÓLO CERÂMICO DE TAMBAÚ.
 

Atualmente com mais de 100 empresas instaladas, são fabricados os mais diversos produtos cerâmicos: tijolos, telhas, lajes, elementos vazados, tubos, pisos, revestimentos, etc., obtendo assim a denominação CIDADE DA CERÂMICA.

Na década de 1950, o município foi cenário de um fenômeno sócio-religioso importante, o Padre Donizetti Tavares de Lima, pois os milagres que realizava extrapolaram os limites do pequeno município da região de Ribeirão Preto que hoje conta com cerca de 23 mil habitantes. Aproximadamente 40 mil visitantes chegavam todos os dias à cidade.

No dia 16 de março de 1997 foi aberto o PROCESSO DE BEATIFICAÇÃO do Padre Donizetti. Os habitantes do município e os devotos esperam que ele seja beatificado, se tornando assim o primeiro santo brasileiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você pode deixar o seu comentário para ajudar o site a se tornar cada vez mais interessante. Todas as sugestões são benvindas.